Código de ética de toda pesquisa

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pesquisar significa não somente buscar informações, mas relacioná-las e, de alguma forma, apropriar-se desse conhecimento. Para que isso aconteça, é importante que toda e qualquer produção escrita, no momento da redação do trabalho, seja realmente de seu filho. Se houver necessidade de transcrição de algum trecho, essa deverá vir sinalizada e com a citação da devida fonte.

Lembre-se: mais importante do que ter um trabalho completo e absolutamente correto é fazer com que a criança realmente compreenda o que faz. Nesse sentido, deve sentir-se autora e colocar no papel aquilo que, de fato, compreendeu. Quanto mais novas as crianças, maiores devem ser os cuidados nesse sentido. Alguns pais costumam ter o hábito de, na ânsia de ajudar, descaracterizar o trabalho produzido. Resultado: o produto final parece-se com tudo, menos com a produção intelectual das crianças. Conseqüência? Um desastre! Não há professor que não perceba um trabalho realizado dessa forma!

Ensinar alunos a procurar conhecimento por si próprios é dever da escola, mas incentivá-los, alimentá-los, "colocar lenha na fogueira" é tarefa, também, dos pais. Não espere somente que os professores ajam. Muitas vezes, um pequeno empurrãozinho seu, fazendo com que ampliem sua visão de mundo, pode facilitar muito as coisas.

Mais importante do que isso, pode permitir que enxerguem a beleza e a força que só o conhecimento adquirido de forma autônoma nos dá. Enveredar pelos caminhos dos diferentes saberes é ter consciência de que estamos adquirindo algo que ninguém nunca, jamais, em tempo algum, conseguirá retirar de nossas vidas. Isso não tem preço. É o bem maior, o verdadeiro legado que deixamos a quem amamos.

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