Entrevista com o Professor Dr. Antônio Carlos Sanches

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Falar sobre Lactobacilos parece algo muito complexo, pois é difícil imaginar algo que não podem ser visto a olho nu. Para se ter uma idéia do seu tamanho visualize 1 milímetro em uma régua. Devido a sua forma de bastonetes são chamados de “bacilos” e por transformarem através da fermentação o açúcar do leite (lactose) em ácido láctico, são chamados de lactobacilos.
Existem diferentes tipos de lactobacilos que são utilizados na fabricação de iogurtes, coalhadas, queijos, entre outros, com a finalidade de conferir diversos sabores, texturas e aromas após a fermentação.

O ácido láctico é responsável por acidificar o meio intestinal, favorecendo o aumento dos microrganismos benéficos.

Clique aqui e veja a entrevista com o Professor Dr. Antônio Carlos Sanches que está orientando um grupo para descobrir se realmente os lactobacilos vivos do Yakult funcionam.

Conversamos com o Professor Dr. Antônio Carlos Sanches do UGB, Universidade Geraldo Di Biase campus Volta Redonda e orientador de um projeto com os alunos do 6º período de Biologia, que nos esclareceu sobre do que se trata o projeto.

O Projeto fala da biotecnologia, com um tema pouco explorado: os benefícios promovidos pelas bactérias presentes em leite fermentado, com outras palavras, será que os lactobacilos vivos do Yakult fazem bem mesmo?

O objetivo é estudar para saber se REALMENTE esses organismos vivos impedem que más bactérias invadam a parte gastrointestinal do corpo.

Segundo o orientador, o campo da biotecnologia é muito amplo e com a JORNIC, os alunos podem tomar um norte para seguir carreira.
Esse projeto não tem intenção de intensificação depois da JORNIC, pois exige equipamentos especializados para sua continuidade, mas é uma porta de entrada para a área”, disse Sanches.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Jornic 2010 | Blogger Templates Editado pelos discentes de Comunicação Social do UGB